Nossas Atividades

Comunicação Não-Violenta:

A Comunicação Não-Violenta (CNV) está fundamentada nas habilidades conversacionais no sentido amplo do termo. Seu propósito é restabelecer as relações e as conexões entre os seres humanos, mesmo em condições difíceis e situações de conflito. Pode ser vista como um processo de humanização profunda.

Estruturada pelo psicólogo humanista americano Marshall Rosemberg, inspirado nas ideias de Mahatma Gandhi, Paulo Freire e Carl Rogers, entre outros, esta prática nos brinda com revolucionários ensinamentos que nos permitem reestruturar nossa maneira de perceber, compreender e nos conectar com nós mesmos e com os outros, a partir do que há de humano em todos nós. Atua em duas principais frentes, a da escuta empática e a da expressão autêntica e clara.

Yoga Ganesha:

É uma associação de duas linhas tradicionais, o Hatha e o Raja Yoga. Utiliza como instrumentos de trabalho as posturas psicofísicas ou asanas, respirações que controlam o fluxo energético pelo corpo ou pranayamas, relaxamento neuromuscular e abstração dos sentidos ou prathyahara, concentração mental ou dharana e meditação ou dhyana.
São aulas práticas, embasadas na ética e filosofia yogue, de uma hora de duração, individuais ou em grupo, para ambos os sexos — jovens e adultos.
Objetiva promover a integração do praticante — seu corpo, mente e alma, e harmonizá-lo com o Universo.

Yoga para Crianças:

O trabalho de Yoga com crianças aparece concretizado na melhora da psicomotricidade, da atenção, do domínio corporal e da capacidade de autodomínio das crianças, sobretudo as agitadas e hiperativas.
Pretende ser um fator de integração na vida das crianças, gerando atitudes saudáveis para com a vida, com suas relações humanas e com o uso de suas energias — auxiliando-as a fazer uma ponte entre seu mundo interno e externo.
Busca-se, com o Yoga, que as crianças possam ficar mais equilibradas, concentradas, felizes e criativas.
Aulas individuais ou em grupo.

Yoga para Gestantes:

Visa preparar a mulher para as transformações que seu corpo e seu psiquismo vão atravessar desde a gestação até o parto.
O trabalho inclui exercícios de tonificação, alongamentos, balanceamento energético, descontração neuromuscular, relaxamento e respirações, inclusive as específicas para o parto.
Nessa etapa importante da vida, a gestante encontra no Yoga, um trabalho de consciência corporal, contato com seu bebê e uma saudável harmonização do corpo e da mente.
Aulas individuais ou em grupo.

Yoga em Domicílio:

Uma opção para as pessoas que preferem ou necessitam receber aulas de Yoga em suas casas, com um de nossos professores.
Aulas individuais ou em grupo.

Yoga em Empresas, Clínicas e Hospitais:

O Yoga atua na prevenção do estresse, melhora a disposição e o desempenho de profissionais de todas as áreas, funcionários e pacientes.
Aulas em grupo.

Fortalecimento Muscular:

São exercícios de tonificação para as regiões flácidas ou hipotônicas do corpo e descontração da musculatura hipertônica ou tensa, promovendo uma adequação do tônus muscular do corpo por inteiro. Utiliza também, alongamentos, flexibilização de todas as articulações, favorecendo a livre circulação da energia vital, exercícios respiratórios e relaxamento. Favorece um acréscimo da consciência corporal, facilitando que o indivíduo aproprie-se do seu corpo tonificado e vivificado.
Prepara os alunos com pouca flexibilidade e sem um tônus muscular satisfatório para a prática do Yoga Ganesha.
Complementa o trabalho corporal que é feito no Yoga Ganesha.
Aulas individuais ou em grupo.

Psicoterapia:

Objetiva o autoconhecimento e o tratamento das “dores da alma”. Libera o fluxo da vida para que o indivíduo participe melhor, e com criatividade, de todo seu processo de crescimento interno e externo, subjetivo e objetivo.
Sessões individuais.

Vocalização do Mantra Mahā Mrityunjaya

Os mestres do Yoga dizem que este mantra é rejuvenescedor, outorga saúde, riquezas, vida longa, paz, prosperidade e contentamento. Como é uma oração endereçada ao Senhor Shiva, ao entoarmos este mantra, vibrações divinas são geradas para repelir as forças negativas do mal, criando um escudo protetor poderoso. Este é também um mantra para pedir a cura de doenças, e para nos proteger contra acidentes e desgraças de todas as espécies. Mahā Mrityunjaya é conhecido como Mantra Moksha (o mantra da libertação da reencarnação). A Prática acontece toda primeira segunda-feira do mês, às 20h30.

Yoga Nidra – o Sono Consciente

Yoga quer dizer união e Nidra, sono, portanto pode ser definido como o sono consciente. A essência do Yoga Nidra é a consciência. É uma prática simples e profunda, onde o praticante é conduzido a um profundo estado de relaxamento. Neste estado linear entre o sono e o despertar, o contato com as dimensões do subconsciente e do inconsciente ocorre espontaneamente. Swami Satyanandada adaptou a prática tântrica de nyasa, para vir de encontro as necessidades do homem moderno. No Yoga Nidra, o estado de relaxamento é alcançado voltando-se para o interior, longe das experiências externas. Se a consciência pode ser separada da consciência externa e do sono, torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de várias maneiras, por exemplo, para desenvolver a memória, aumentar o conhecimento, a criatividade, na indução do sono e também tratamento de insônia e estresse, sendo considerado um calmante natural e uma ferramenta para transformar nossa natureza.

Meditação para Iniciantes – Kaya Sthairyam

A meditação é um estado que surge quando praticamos uma sequência de técnicas, chamadas meditativas. Primeiramente, adotamos um asana meditativo que deve ser firme e confortável. Se você tiver alguma limitação em seu corpo poderá utilizar-se de cadeiras, almofadas e bancos meditativos.

Uma das sensibilizações necessárias para a prática meditativa é retirada dos sentidos, começando a equilibrar a mente pela prática de kaya sthairyam, a primeira das séries de dharanas, concentrações, com base na estabilidade do corpo. Esta é uma prática simples, especialmente indicada para os novatos. Ela acalmará as vibrações mentais incessantes e ansiedades, promovendo o relaxamento mental. Em sânscrito, kaya significa corpo e sthairyam significa firmeza. Devido à relação entre corpo-mente, quando o corpo se torna estável a mente tende a seguir o seu exemplo. Também é importante notar que a mente só permanece uni direcionada quando o corpo também está. Se for necessário qualquer movimento, mesmo o de deglutição, isto alterará a postura da mente. Desta forma, somente quando o corpo se encontra estável deve-se seguir as outras práticas de dharana.

Aulas em grupo
Recepção
Aula Individual
Fachada
Psicologia
Eventos

HORÁRIOS DAS ATIVIDADES REGULARES

YOGA GANESHA

SEGUNDAS E QUARTAS

Manhã: 8h00

Tarde: 18h00 e 18h30

Noite: 19h30

TERÇAS E QUINTAS

Manhã: 6h50 e 8h00

Tarde: 17h10

Noite: 19h30

Práticas com uma hora de duração.

VOCALIZAÇÃO DO MANTRA: Mahā Mrityunjaya

Toda primeira segunda-feira do mês, às 20h30.

FORTALECIMENTO MUSCULAR

TERÇAS E QUINTAS: 9h10

SEXTAS: 8h00

Práticas com uma hora de duração.

 

YOGA NIDRA (YOGA DO SONO CONSCIENTE)

Grupo em formação.

 

GRUPO DE MEDITAÇÃO PARA INICIANTES

Grupo em formação.

 

 

AULAS INDIVIDUAIS OU PEQUENO GRUPO

MARCAR HORÁRIO (16) 3623-0962

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