GHEE – A MANTEIGA SAGRADA

Artigos

O ghee é um produto da manteiga, purificado e clarificado, que tem sabor delicado e ocupa posição de destaque na cultura indiana. Considerada como uma manteiga mágica ou um óleo sagrado por suas propriedades terapêuticas, seu uso se estende à culinária, cosmética, fitoterapia, medicina, além de ser ingrediente importante de rituais sagrados, usado para fazer massagem e ainda para acender lamparina, purificando o ambiente. Conhecido na Medicina Ayurvédica, o ghee se torna o alimento perfeito por possibilitar uma nutrição profunda em todas as células de todos os tecidos do corpo humano.

Para a medicina indiana, preparar alimentos com ghee é uma excelente opção para manutenção da saúde, bem como de sua recuperação. Proporciona o equilíbrio dos três doshas – Vata, Pitta e Kapha.

O ghee é muito valioso porque estimula agni (o fogo digestivo) sem simultaneamente aumentar Pitta, aliás ele é considerado muito bom para equilibrar Pitta. A constituição Kapha geralmente precisa evitar óleos e gorduras de todo tipo, mas o ghee (pouco) é bom também para eles. Aqueles que têm a taxa colesterol elevada, devem usar ghee com moderação.

Como usar o ghee:

1 – Como digestivo, chuviscando uma colher (de chá ou sobremesa) nas comidas prontas.

2 – Para cozinhar, no lugar do óleo (exceto no caso de frituras que requeiram muito óleo).

3 – Como condimento, para dar sabor. Usar no lugar de manteiga, no pão torrado, num prato de vegetais ou batatas, por exemplo.

Como preparar o ghee:

Colocar 500 gramas (aproximadamente) de manteiga sem sal e de boa qualidade em uma panela e levar ao fogo baixo. Derreter a manteiga completamente para que sejam separados o conteúdo de água e alguns materiais sólidos. A espuma que se forma na superfície deve ser removida com uma colher ou uma escumadeira. O ghee estará pronto quando não houver mais espuma, o líquido será transparente (de coloração amarelo dourada), as substâncias sólidas (no fundo da panela) têm uma cor marrom dourada e saem pequenas bolhas do fundo da panela. Demora de 10 a 40 minutos (dependendo do fogo e da quantidade de manteiga).

Todas as impurezas e a lactose são removidas nesse processo.

Deixar esfriar um pouco e coar com um coador de pano ou de inox. O ghee pode ser conservado por tempo indefinido na geladeira e durante várias semanas em temperatura ambiente.

Outras indicações do ghee:

  • desenvolve o sistema imunológico e a virilidade
  • aumenta ojas, uma substância produzida no aparelho digestivo extremamente benéfica para o organismo psíquico e físico
  • aumenta agni, o fogo digestivo
  • propicia a longevidade
  • auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e na memória
  • serve de veículo para as vitaminas e sais minerais lipossolúveis
  • restaura a mucosa do estômago, equilibrando a acidez
  • ajuda a combater o ressecamento de Vata, beneficiando as mulheres na menopausa
  • nutre e hidrata a pele e os tecidos internos
  • se aplicada em gotas nas narinas, promove o relaxamento e sono equilibrado

 

 

 

Bibliografia:

Lad, Vasant (1997). Ayurveda: a ciência da auto cura: um guia prático, Ed. Ground, São Paulo, Brasil. Verna, Vinod (2003). Ayurveda: a medicina indiana que promove a saúde integral, Ed. Record: Nova Era, Rio de Janeiro, Brasil.

 

[wpdm_file id=104]