O MANTRA OM

Artigos

O Om é um vocábulo único, pronunciá-lo regularmente trás muitas vantagens, tanto no plano físico como no mental. Muito se tem buscado para uma explicação racional sobre seus efeitos na literatura consagrada ao Yoga. Para se encontrar uma boa explicação nada como recorrer a um bom aliado: A PRÁTICA.

Sentar-se comodamente. Uma inspiração completa, e com os lábios entreabertos expulsar lentamente o ar, que ao passar pela garganta, faça vibrar as cordas vocais no O… prolongado até esvaziar os pulmões. O som deve ser grave e uniforme o quanto possível.

Enquanto se emite o O…, coloca-se a mão no tórax, sobre o esterno, no nível das clavículas onde se deve sentir uma vibração.

Ao terminar a expiração, fechar a boca contraindo os músculos abdominais, exalar os últimos restos de ar, cantando o M …que vibra suavemente no crânio, onde deve estar colocada a outra mão, para perceber ali a vibração. Colocando-se as mãos sobre as orelhas também se sentirá toda a vibração na cabeça.

  1. EFEITOS VIBRATÓRIOS – O OM … faz vibrar toda a caixa torácica, o que prova que a vibração se comunica com a massa de ar encerrada nos pulmões e que a delicada membrana dos alvéolos em contato com o ar vibra também, e estimula as células pulmonares permitindo um melhor intercambio gasoso. O Dr. Leser Lasario consagrou 25 anos de sua vida de sábio, ao estudo dos efeitos produzidos pelas vibrações vocais sobre o organismo humano. Seus trabalhos estabeleceram com rigor científico absoluto, que a emissão vocal durante a expiração provoca uma auto-massagem vibratória nos órgãos. Estas vibrações alcançam os tecidos mais profundos e as células nervosas; a circulação sanguínea se intensifica nos tecidos e órgãos atingidos. As glândulas de secreção interna são estimuladas e expelem seus hormônios no sangue e na linfa (hipófise, pineal, tireóide, timo, supra-renais e gônadas). Os nervos vago e simpático também se beneficiam da influência das vibrações vocais. As experiências do Dr Leser Lasario provaram que o corpo inteiro se relaxa sob o efeito dessa vibro-massagem interna, que psiquicamente libera as inibições depressões e complexos de inferioridade e harmonizam todo o psiquismo.
  2. O M … musicado vibrado na cabeça, faz vibrar os nervos cranianos.
  3. A musculatura do aparelho respiratório se torna relaxada e é fortalecida. A respiração se amplia e com ela a ida de oxigênio para todo o corpo. A vibro-massagem provocada pela vogal O… atua particularmente sobre os órgãos da caixa torácica e do abdômen. Ondas eletromagnéticas se produzem com essa vibração, se propagam por todo o corpo e acrescentam dinamismo e alegria de viver. Com a concentração isso melhora.
  4. Recentes trabalhos de fisiologia ocidentais ensinam também que estas vibrações produzem efeitos marcantes nas glândulas endócrinas, glândulas essas que a ciência atribui uma importância crescente.
  5. EXPIRAÇÃO LENTA – A emissão do som O…retém a quantidade de ar expirado e assim conhecemos as vantagens da expiração lenta.
  6. RESPIRAÇÃO REGULAR – Quando o som é uniforme durante toda a sua emissão, a expiração torna-se lenta, regular e sem sacudidelas.
  7. EXPIRAÇÃO COMPLETA – A respiração nos revela toda a importância de uma expiração lenta e completa, a fim de expulsar ao máximo o ar viciado dos pulmões e de reduzir o mais possível o volume de ar residual dos pulmões. Quando termina a emissão do OM … tem-se a certeza de haver esvaziado os pulmões ao máximo. Este esvaziamento integral influi imediatamente na inspiração, que se torna, por sua vez, ampla e profunda.
  8. CONTROLE E RELAXAMENTO DO APARELHO RESPIRATÓRIO – A expiração se produz com os músculos do aparelho respiratório. Para que o som emitido seja uniforme é preciso que esse relaxamento seja controlado. Em casos de tensão nos músculos da garganta e da caixa torácica, o som se emite por sacudidelas. O som contínuo, sem golpes, indica um domínio e um controle perfeito do relaxamento progressivo de todos os músculos do aparelho respiratório, com o que, se eliminam as contrações inconscientes e se tem a certeza de uma boa inspiração subseqüente, cômoda e suave.
  9. EFEITOS SOBRE A MENTE – Os efeitos que o OM… produz sobre a mente são tão importantes como no plano corporal. No civilizado cerebral, o conteúdo mental é constituído sobretudo por palavras. Seja na conversação ou leitura, nos falamos interiormente, formamos mentalmente frases em detrimento da imagem. Observe a si mesmo e verá até que ponto a palavra pensada reprime a imagem mental. A capacidade de visualizar é uma condição prévia ao controle da mente, a aprendizagem da arte de pensar, a aquisição de certos poderes sobre si mesmo, porque as imagens mentais são dinâmicas. Depois de um dia agitado é um maravilhoso meio para dissipar a excitação e trazer a calma. Quando as circunstâncias não permitirem executar esse exercício emitindo o som, pode-se repeti-lo interiormente com os mesmos resultados favoráveis sobre a mente.
  10. Repetir sempre o OM… durante o dia no silêncio da mente, é experimentar grande calma e paz.
  11. È evidente que o OM… pode ser emitido de maneira audível na expiração, porém na inspiração poderá ser ouvido mentalmente.
  12. Enquanto o ar sai lentamente dos pulmões e faz vibrar as cordas vocais, ouça com atenção o longo OM…, poderá constatar que ele ocupa inteiramente o campo da consciência e que os processos de formação de frase ficam inibidos.
  13. Há uma estreita relação entre os mecanismos cerebrais de formação de frases e o aparelho fonético. Falar implica um enorme gasto de energia nervosa. A palavra é um poder. Eliminemos as palavras inúteis e façamos uma economia imediata do influxo nervoso, e teremos energia disponível para outras tarefas.

 

 

 

O MANTRA OM dá equilíbrio.

O OM age sobre a consciência das células. Em 2 ou 3 minutos o OM percorre o corpo inteiro. Se a pessoa sentir amor pelo corpo quando canta o OM, o corpo sentirá amor sem egoísmo, será um amor real. Satisfará milhões de células que necessitam essa prova de amor, e as mesmas executarão as tarefas que delas são exigidas.

Depois de criar essa harmonia vibratória, todas as células vibrarão nessa unificação.

 

[wpdm_file id=128]