O PODER DO PENSAMENTO, SUA FÍSICA E SUA FILOSOFIA

Artigos

1 – A Velocidade do Pensamento e a da Luz.

Enquanto a luz viaja a uma velocidade de 300.000 quilômetros por segundo, o pensamento é virtualmente instantâneo na sua propagação.

O pensamento é mais sutil do que o éter, o meio condutor da eletricidade. No rádio, uma cantora canta lindas canções em uma cidade. Você as ouve muito bem, por meio do receptor, em sua própria casa, em outra cidade. Toda espécie de mensagens é recebida através das ondas de rádio.

A sua própria mente é como um aparelho desse gênero.

Um santo que tenha paz, equilíbrio, harmonia e ondas espirituais difundem pelo mundo pensamentos de harmonia e paz. Esses pensamentos viajam com rapidez fulminante em todas as direções, entram nas mentes das pessoas e nelas produzem sentimentos iguais de harmonia e paz. Em contraste com isso, a mente repleta de inveja, vingança e ódio de um homem do mundo, difunde pensamentos discordantes que entram nas mentes de milhares de pessoas, nelas suscitando pensamentos iguais de ódio e discórdia.

2 – O meio pelo qual o pensamento se difunde.

Se você atirar uma pedra no meio de um tanque ou poça d’água, ela produzirá uma série de ondas concêntricas que se propagarão à volta do ponto da queda.

A chama de uma vela dará igualmente origem a ondas de vibrações elétricas que se propagam à sua volta, em todas as direções.

Da mesma maneira, quando um pensamento, bom ou mau, cruza o espírito de uma pessoa, originam vibrações dos Manas, ou atmosfera mental, vibrações que viajam longe, em todas as direções.

Qual seria o meio condutor em que os pensamentos de uma pessoa passam para a mente de outra? A melhor explicação possível é a de que o Manas, ou substância mental, enche, como o éter, todo o espaço e serve de veículo dos pensamentos, como o Prana dos sentimentos, o éter do calor, da luz e da eletricidade e o ar do som.

3 – O Éter do espaço Registra os pensamentos.

Você pode mover o mundo através do poder do pensamento.

Ele possui força. Pode ser transmitido de pessoa a pessoa. Os poderosos pensamentos de grandes sábios e Rishis de tempos idos continuam registrados no Akasa (Registros Cósmicos).

Os ioguis dotados de clarividência conseguem captar essas imagens-pensamentos e sabem lê-las. Você esta cercado por um oceano de pensamento. Flutua num oceano de pensamentos. Esta absorvendo alguns e rejeitando outros no mundo do pensamento.

Cada um de nós tem o seu mundo de pensamento.

4 – Os Pensamentos são coisas vivas.

Um pensamento é tão sólido quanto a pedra. Podemos deixar de existir, mas os nossos pensamentos nunca morrem.

Cada mudança de pensamento é acompanhada pela vibração da matéria (mental). O pensamento, para funcionar como força, necessita de uma espécie de matéria sutil.

Quanto mais forte for o pensamento, mais rapidamente ele frutifica. O pensamento é focalizado e isso lhe dá determinada direção e, na proporção em que for focalizado e dirigido, estará o efeito que pretende alcançar.

5 – Os Pensamentos são mensagens radiofônicas.

Aqueles que alimentam pensamentos de ódio, inveja, vingança e maldade são, realmente, pessoas muito perigosas. Causam inquietação e má vontade entre os homens. Seus pensamentos e sentimentos são, como as mensagens radiofônicas, transmitidos através do éter e captados por indivíduos cuja mente é receptiva a tais vibrações.

A velocidade com que se move o pensamento é incomensurável. Os que cultivam pensamentos sublimes ou piedosos ajudam outros que estejam perto ou mesmo longe.

6 – Os Pensamentos são forças extraordinárias.

O pensamento possui um poder incrível. Pode curar moléstias. Pode transformar a mentalidade das pessoas. Pode fazer qualquer coisa, até milagres. A velocidade do pensamento é incalculável.

O pensamento é uma força dinâmica. É causado pelas vibrações do Prana psíquico, ou Sukshma Prana, na substância mental. É uma força como a gravitação, coesão e repulsão.

O pensamento viaja ou se move.

7 – Ondas de pensamentos e transmissão de pensamento.

Afinal de contas, o que é este mundo? Nada mais do que a materialização de formas pensadas por Hiranyagarbia ou Deus.

A ciência estuda as ondas de calor, de luz e de eletricidade.

As ondas de pensamento são matéria do Yoga. O pensamento possui um poder extraordinário. Inconscientemente, em maior ou menor grau, todos sentem o poder do pensamento.

Grandes Iogues como Jnanadev, Bhartrihari e Pantajali costumavam enviar e receber mensagens de pessoas distantes através da telepatia mental (rádio mental) e da transmissão de pensamento. A telepatia foi o primeiro serviço radiofônico, telegráfico e telefônico que existiu no mundo.

Assim como você faz ginástica, esportes, como o tênis e o cricket, para manter a saúde física, precisa manter a saúde mental pela transmissão de ondas corretas de pensamento, ingerindo alimento Sátvico (puro), procurando distrações mentais de tipo inocente e inofensivo, mudando de estado de ânimo, relaxando a mente pelo cultivo de pensamentos bons, enobrecedores e sublime e tentando adquirir o hábito de estar sempre alegre.

8 – As maravilhas das vibrações do pensamento.

Cada pensamento que você envia para o éter é uma vibração que jamais perece. Faz vibrar continuamente cada partícula do universo e, se seus pensamentos forem nobres, santos e fortes eles porão em vibração todas as mentes que tenham afinidade com a sua.

Todos os que se parecem com você recebem o pensamento que projetou e, segundo suas próprias capacidades individuais, enviam pensamentos semelhantes. Disto resulta que, sem tomar conhecimento de seu trabalho, você estará pondo em movimento grandes forças que, operando em conjunto, eliminarão os pensamentos mesquinhos e baixos gerados pelos egoístas e pelos maldosos.

9 – A diversidade das vibrações de pensamentos.

Cada indivíduo tem seu próprio mundo mental, sua própria maneira de pensar, seu próprio jeito de compreender as coisas, e seu próprio modo de agir.

Assim como o rosto e a voz de um homem difere dos de um outro, também é diversa a maneira de pensar e de compreender. Daí a razão por que mal-entendidos ocorrem tão facilmente entre amigos.

A gente não pode compreender exatamente os pontos de vista de outrem. Então, às vezes nem minuto, acontece choque, briga e ruptura entre grandes amigos. A amizade não dura muito.

Deveríamos sintonizar com as vibrações mentais ou vibrações de pensamentos dos outros. Só então poderíamos nos entender facilmente.

Pensamentos de luxuria, de ódio, de inveja e de egoísmo produzem, na mente, imagens destorcidas, encobrem de névoa a compreensão, pervertem o intelecto, causam perda de memória e confusão mental.

Assim, os praticantes do Yoga, podem melhorar a qualidade dos próprios pensamentos e então, contribuir para a melhoria do ambiente que os cerca e de todo o espaço dos pensamentos no universo.

[wpdm_file id=119]