O QUE É HOLÍSTICA? O YOGA É UM SISTEMA HOLÍSTICO?

Artigos

 

 

 

Perguntas como essas têm sido feitas por um número cada vez maior de pessoas, interessadas no processo de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Holística é um movimento cuja preocupação é expandir a concepção limitada, mecanicista e cartesiana, de que o ser humano é um ser fragmentado, dividido. Trata-se de um novo paradigma presente, ao mesmo tempo, na física moderna, na medicina, na educação, na área empresarial, considerando o ser humano como um todo. Nele, o corpo físico, o sistema energético, mente e alma, se inter-relacionam, têm uma vida comum, formam um ser. Considera ainda, esse ser, inserido num contexto cósmico, numa troca constante de energias com o universo que ajuda a compor.

Holística é uma palavra que deriva de “holos”, que em grego, significa todo.

O Yoga é um sistema holístico, pois aborda o ser humano em sua totalidade: físico, energético, psíquico e espiritual ou anímico. Os recursos, técnicas e métodos que o Yoga utiliza, buscam tornar mais saudável e flexível o corpo físico, para que assim, o fluxo de enrgia vital possa circular adequadamente, melhorando o desempenho da mente e propiciando uma vivência espiritualizadora, ou seja, de expansão da consciência. Trabalha com posturas psicofísicas, exercícios de respiração e condução da energia vital, concentração, relaxamento e meditação.

Num primeiro momento, o objetivo do Yoga é que o indivíduo conquiste um estado de bem-estar físico, maior capacidade de sentir seu corpo vitalizado, que cultive sentimentos de alegria e amor, uma experiência de prazer por estar encarnado em seu corpo, e que possa fluir na vida com maleabilidade, tranqüilidade e inteireza.

Aprofundando a prática do Yoga, pode-se obter um desenvolvimento transpessoal, algo que vai além do ego humano, em que o praticante experimenta o estado de fusão com sua essência de vida, sua centelha divina, pura e incondicionada.

Por ser o Yoga um sistema que atua no ser humano de maneira ampla e profunda, exige dedicação, interesse e regularidade nas práticas.

O Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo, religião e limitação física, pois, seu princípio ético básico é a não-violência, ou seja, o respeito e a aceitação das diferenças entre as pessoas.

Na cultura ocidental, em que cada ser humano é estimulado para estar demasiadamente fora de si mesmo, pelo apelo dos meios de comunicação, excesso de informação e da valorização do fazer e do pensar, em detrimento do sentir, o Yoga vem equilibrar e compensar essa tendência. Oferece uma experiência de introspecção, vivência consciente do corpo, da respiração e relaxamento, num relacionamento íntimo com o mundo interior tão rico e importante, e que tanta satisfação pode oferecer ao praticante.

Por fim, o Yoga é um passaporte para embarcar nessa aventura gratificante do encontro, da exploração e do aprimoramento do mundo interior.

[wpdm_file id=43]