OS CINCOS PRÍNCIPIOS BÁSICOS

Artigos

Swami Vishnu, um discípulo do famoso mestre yogue indiano Swami Sivananda, enumerou cinco princípios básicos para promover uma vida longa e saudável.

Lembrando que somos responsáveis, até certo ponto, pela nossa saúde ou pela ausência de saúde, esses tópicos nos alertam para que cultivemos bons hábitos de vida.

São eles:

Relaxamento adequado – desfazendo as tensões musculares e descansando todo o sistema, tornando-o tão revigorado como após uma boa noite de sono. O relaxamento adequado transporta esta sensação para todas as atividades e lhe ensina a conservar sua energia e a expulsar todos os aborrecimentos e os medos.

Exercícios adequados – São dados pelas posturas yogues ou asanas, que trabalham sistematicamente todas as partes do corpo fortalecendo e tonificando músculos e ligamentos, tornando a coluna vertebral e as articulações flexíveis e melhorando a circulação sanguínea.

Respiração adequada – significa respiração completa e ritmada, fazendo uso de todo e não apenas partes dos seus pulmões, incrementando a absorção de oxigênio. Exercícios respiratórios yogues ou pranayamas ensinam você a recarregar seu corpo com o fluxo de prana – a força vital, conservada nos chakras (centros de energia).

Dieta adequada – é aquela que é nutritiva e bem balanceada, baseada em alimentos naturais. Ela mantém o corpo leve e a mente calma conferindo uma grande resistência contra as enfermidades.

Pensamento positivo e meditação – Ajudam a remover pensamentos negativos e tranqüilizam a mente, finalmente transcendendo todos os pensamentos.

Vamos colocar em prática as sábias orientações desse mestre querido – Swami Vishnu.

[wpdm_file id=51]