YOGA GANESHA

Artigos

O YOGA GANESHA é uma associação de duas dessas escolas tradicionais: o Hatha e o Raja Yoga.

O Hatha Yoga é uma prática psicofísica, cuida do corpo e da mente, por meio de várias técnicas: asanas, posturas corporais que produzem alongamento muscular, liberam o fluxo energético no corpo e massageiam órgãos e glândulas; pranayamas, respirações que melhoram a troca gasosa, liberando toxinas e melhorando a oxigenação do sangue que é levado para cada uma de nossas células, além de harmonizar nossa corrente de energia vital solar (Ha) e lunar (Tha) e interferir em nossos estados emocionais; mudras, gestos com as mãos e com o corpo que selam estados específicos de consciência pertinentes à prática; prathiahara, abstração dos sentidos que nos ligam com o meio ambiente externo, por meio do relaxamento neuromuscular, que recupera e renova nosso corpo e oferece um descanso profundo para a mente.

O Raja Yoga objetiva especialmente o controle da mente via concentração, que é o treinamento da atenção voluntária e consciente direcionada a um único objeto interior ou exterior, objetivo ou subjetivo, etapa que nos prepara para a meditação, a experiência da fusão com o objeto ou tema da concentração. Concentração e meditação são práticas bastante próximas, a diferença é de grau, se conseguirmos nos aprofundar na primeira, chegaremos à segunda.

O Raja e o Hatha Yoga se complementam e atuam desde o nível físico até o espiritual do praticante, incluindo seu campo energético, emocional e mental. O Yoga atua holisticamente, isto é, no todo do indivíduo.

 

 

 [wpdm_file id=70]