YOGA PARA O GERENCIAMENTO DA DEPRESSÃO

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IN: SATYANANDA YOGA VIDYA – B.H. – M.G. FEVEREIRO; 2007 www.satyananda.com.br

 

Minha inspiração para aprender sobre o gerenciamento da depressão veio diretamente de Swami Satyananda Saraswati da Bihar School of Yoga. No livro Nawa Yogini Tantra, está escrito: “Depressão não é tanto a condição de não se ter energia, mas um tipo de constipação psíquica bloqueando nosso fluxo de energia.”

Qualquer um que tenha sofrido de depressão, que é algo distinto de se sentir miserável algumas vezes, pode reconhecer a verdade desta declaração. Os sentimentos de excesso de cansaço, desinteresse e apatia, freqüentemente acompanhada por intensa introversão e sentimento de inferioridade são características da condição. Verdadeiramente é um estado de Tamas, onde uma simples tarefa se torna uma sobrecarga para um ser humano normalmente competente.

Se seguirmos a abordagem Yogi, não olharemos imediatamente para as causas da depressão, ao invés, olharemos para o estado energético da pessoa. Não é tão simples, mas provavelmente ela esteja pensando muito e não fazendo suficiente exercício físico – seja trabalho braçal, esporte, jardinagem ou Yogasanas. Então, a primeira abordagem do Yoga é praticar Hatha Yoga, para recuperar algum equilíbrio entre Há e Tha. Pingala e Ida Nadis. Nós sabemos que o objetivo do Hatha Yoga é equilibrar o fluxo de energia (Prana) nestas duas Nadis, de maneira que nem a faculdade mental nem a física predominem. No gerenciamento Yogi de depressão, este é o foco.

Shatkarmas

 

É lógico (embora nem sempre possível) começar pela prática de Shat Karmas, as práticas de limpeza, menos por seus efeitos físicos em remover excesso de Kapha e mais pelos seus efeitos energéticos. Comece com a limpeza da língua Jiva Dhauti ou Jiva Shodhana porque isso é aceitável pela maioria das pessoas como uma mera extensão de sua rotina de escovar os dentes. Praticado corretamente. Jiva Shodhana produz um reflexo de engasgamento, que eleva a energia imediatamente. Em seguida eu recomendaria a prática de Jala Neti, limpeza nasal, usando uma solução salina fria, ao invés da solução quente usual. O choque suave da solução salina no sistema tem um efeito de despertar o cérebro e as expirações forçadas de Kapalabhati que se seguem (obrigatórias para uma secagem apropriada das fossas nasais) são energizantes.

Agora é necessário considerar se a pessoa vivencia sintomas de ansiedade em adição à depressão. Clinicamente, os dois estados andam de mãos dadas; a pessoa alterna sentimentos de inércia e depressão e então, sem razão aparente, se tornam extremamente ansiosas e provavelmente manifestam ataques de pânico. A medicina alopática reconhece esta síndrome, freqüentemente prescrevendo drogas combinadas para ansiedade e depressão. Energeticamente nós podemos olhar essa condição como uma sobreatividade oscilante entre as Nadis Ida e Pingala.

A próxima prática de limpeza, Kunjal Kriya (Vamana Dhautil) deve ser praticada somente por aqueles que não experimentam sintomas de ansiedade no quadro depressivo. A prática envolve beber e regurgitar solução salina morna, que limpa o estomago no nível físico. Ela é muito valiosa no gerenciamento de depressão porque remove bloqueios energéticos que se formaram ao se reprimir emoções dolorosas repetidamente.

Nos círculos psicoterapêuticos, é amplamente conhecido que a depressão é uma saída para a raiva reprimida e terapias como Gestalt possibilitam o indivíduo externar a raiva reprimida.

GRANTHI – nós, dificuldade, obstáculo à ascensão da Kundalini. Protege do despertar indesejável localizado ao longo do Sushumna, no 1O, 4o e 6o chakras.

Assim, a enorme quantidade de energia utilizada para reprimir a raiva é liberada para viver com prazer. Kunjal Kriya trabalha de maneira similar e, como essa prática passa à cognição, ela é freqüentemente um sucesso para aquelas pessoas que resistem (ou não podem suportar) à psicoterapia.

É importante introduzir as práticas de limpeza gradualmente, de acordo com as necessidades, temperamento e idéias da pessoa.

Asanas

 

Asanas formam uma parte muito importante do programa de gerenciamento da depressão, especialmente as posições dinâmicas de pé e a seqüência de Surya Namaskara. Asanas de retroflexão como Bhujangasana, Ushtrasana e Dhanurasana são idéias por causa dos efeitos diretos sobre as glândulas adrenais e, menos diretamente, sobre a glândula tireóide – dependendo, é claro, da idade e da condição física da pessoa. Freqüentemente, aquele que possuem problemas mentais de longa data também tem seus corpos rígidos e não saudáveis.

Nesses casos, necessitamos começar com Asanas para aprender práticas de condicionamento como Pawanmuktasana parte 1, que capacitará o praticante a progredir com segurança até atingir Asanas mais fortes posteriormente.

Pesquisas científicas recentes têm mostrado que todos os exercícios físicos dinâmicos liberam endorfina – química que afeta o cérebro e melhora o humor (produzindo o efeito de “se sentir bem”). Entretanto, sabemos que Yogasanas tem um efeito muito mais profundo no complexo corpomente.

 

Pranayama

 

Práticas de Pranayama podem contribuir enormemente para o sentimento de bem-estar, dando a ela as habilidades e a confiança de controlar as respostas fisiológicas ao estresse. É importante que o indivíduo, além de executar as práticas com maestria, entenda qual prática é para ser usada em cada estado mental.

Para esse propósito, eu adoto a classificação usada no livro Prana Pranayama Prana Vidya, que é de fácil compreensão e memorização.

Nós começamos com Nadi Shodhana, um Pranayama de equilíbrio, que pode ser seguramente praticado por todos. É reconhecido por proporcionar um estado mais calmo e pacífico e ajuda as pessoas a entenderem os efeitos da narina no estado mental predominante. O aperfeiçoamento deste Pranayama pode conduzir o praticante a um estudo elementar de Swara Yoga e à escolha de suas atividades de acordo com a narina que está fluindo naquele momento do dia.

Ujjayi Pranayama (forma simples) é conhecido como o mais tranqüilizante dos Pranayamas Pessoas com sintomas de depressão podem aparentar não necessitar de serem tranqüilizados, mas elas freqüentemente vivenciam estados agitados, especialmente à noite. Aquelas que sofrem de ataque de pânico e ansiedade não especificada, rapidamente apreciam o valor desta prática, especialmente porque pode ser usada em qualquer momento ou lugar sem atrair a atenção de ninguém.

Bhastrika e Kapalbhati são Pranayamas revitalizantes que possibilitam o praticante a elevar seu nível de energia rapidamente quando quiser. Para pessoas sofrendo de depressão, isso significa poder enfrentar o dia ao invés de sucumbir à inclinação de permanecer na cama. Em conjunto com Bandhas, estes Pranayamas se encontram entre os mais eficazes no gerenciamento da depressão. Naturalmente a pessoa deve entender que esses dois Pranayamas podem aumentar a agitação e por isso devem ser usados criteriosamente.

 

Psicofisiologia

 

O Yoga direciona a estrutura psicofísica de uma pessoa. Nós sabemos que o Prana permeia todos os níveis do nosso ser, desde Annamaya Kosha até Manomaya e Vjnanamaya Koshas. Os sentimentos de falta de vida e entorpecimento, tão característicos do estado depressivo, podem ser entendidos não como falta de energia (que é como as pessoas depressivas se descrevem – “eu estou sempre cansado; eu não tenho energia”), mas como energia bloqueada ou fluxo de energia desbalanceada. Em Nawa Yogini Tantra, foi citado que “” Willhelm Reich mostrou que as interrupções e o equilíbrio da energia da mente foram refletidos no corpo e esta reflexão foi expressa em nós psicofísicos com o nome de armadura muscular, que os Yogis chamam de Granthis. Embora estes nós sejam originariamente um dispositivo de defesa para proteger áreas sensitivas da mente de futuras mágoas, eles são uma espécie de torniquete, cortando o fluxo saudável de energia e bloqueando seções completas do ser. Sensações são entorpecidas e as pessoas se tornam exaustas.”

 

Bandhas

 

A prática de Bandhas é dirigida aos Granhis Moola Bandha aumenta a energia e inicia um processo de trazer para a consciência experiências que estavem represadas no psiquismo. Uddiyana Bandha é efetivo para reduzir o sentimento de vazio, tão freqüentemente experimentado por pessoas deprimidas. É especialmente dramático na depressão pós-parto, quando a mulher fisicamente sente que perdeu uma parte de si mesma; ela deu à luz um bebê e agora se sente (consciente ou inconscientemente) vazia, com falta de algo. Bandhas podem somente ser praticados satisfatoriamente no período da manhã, antes de se comer ou beber algo, encorajando assim o praticante a adotar uma disciplina Yogi pela manhã. Os benefícios são imediatamente perceptíveis e trazem motivação para continuar.

Mudando os Padrões de Pensamento

Motivação é um dos maiores obstáculos para as pessoas deprimidas superarem.

Elas podem até admitir que uma prática regular de Yoga os fazem se sentir bem, mas implementar isso é geralmente uma dificuldade para eles. Por isso, práticas que tomam pouco tempo, mas produzem uma comprovada melhora no humor, são uma fonte valiosa de motivação. Gradualmente, a melhora do humor conduz o indivíduo a adotar um programa de Yoga mais completo, resultando numa melhora geral na saúde e no bem-estar – quebrando um ciclo.

Também, quando a energia está desbloqueada e o humor mais leve, o processo habitual de pensamento muda. Algumas escolas de psicologia contemporânea reportam que as pessoas deprimidas pensam erroneamente; elas cessam de perceber seus atributos positivos e permanecem nos sentimentos de inadequação e nos defeitos – portanto a discrepância entre a auto-imagem e a percepção dos outros aparece, Freqüentemente a pessoa deprimida ouve de seus amigos e familiares “você é uma pessoa maravilhosa, tão talentosa e você conseguiu tanto. Mas o individuo e incapaz de ouvir isso porque esta preso aos padrões de pensamento que excluem essas realidades externas. Ironicamente, esses comentários bem-intencionados servem ara aumentar, ao invés de reduzir, os sentimentos de alienação – e a pessoa continua dentro de seu mundo articular de pensamento circular autodegradante.

Relaxamento

 

O relaxamento desempenha um papel importante no gerenciamento Yogi da depressão. Ele oferece uma pausa no incessante fluxo de pensamentos negativos.

Quando a mente está completamente engajada numa prática sistemática de relaxamento como Yogi Nidra ela descansa e se renova. O uso de um Sankalpa (resolução pessoal), escolhido criteriosamente durante a prática, ajuda o praticante a crescer em força e auto-estima. A decisão de dedicar 30 minutos diários a este tipo de cuidado consigo mesmo é um passo importante na cura. O resultado é um aumento de energia e uma redução no cansaço – o que será muito provavelmente apreciado!

Meditação

 

Assim que o individuo estiver praticando Hatha Yoga para melhorar os níveis de energia e obter um equilíbrio melhor, se torna possível começar a olhar para as causas da depressão através da prática de meditação. Às vezes, as pessoas deprimidas querem aprender meditação desde o início, acreditando que ela resolverá seus problemas, mas não ajuda porque elas estão muito Tamas para praticar meditação adequadamente.

A prática de meditação Antar Mouna tem provado ser um auxilio consistente em entender as causas da depressão. Nesta prática, após as fases iniciais de imobilidade do corpo e direcionamento dos sentidos, o praticante observa as atividades da mente. Isto é diferente de pensar porque, dentro de um estado meditativo tranqüilo, o indivíduo adota a posição de testemunha… Não fazendo julgamentos acerca dos pensamentos que aparecem espontaneamente na mente; simplesmente observando e se familiarizando com o conteúdo mental e os processos. Estados mais avançados, medos e memórias que causam aflição no praticante, eventualmente tirando a força deles e liberando a energia que estava sendo utilizada para mante-los fora do nível consciente. Então, a depressão verdadeiramente começa a subir, sendo eliminada a partir da raiz.

Outra prática meditativa que é freqüentemente benéfica no gerenciamento da depressão é Trataka na chama da vela. A luz da chama estimula a glândula pineal.

Subestimulaçao da pineal pela luz é reconhecida nos meios científicos como um contribuinte para combater o distúrbio de efeito sazonal ou depressão de inverno.

Trataka desenvolve a força de vontade e essa qualidade de suporte a pessoas deprimidas para estabelecer uma prática regular, tão necessária para a recuperação.

Estilo de Vida

Existem muitas outras considerações para ajudar pessoas a superar os estados depressivos. Educa-los em dieta Yogi é vital, pois especialmente carne e ovos são muito Tamas e exacerbam a depressão. Sono é o tópico principal – dormindo suficientemente, começando antes de meia-noite e acordando cedo, pode causar uma real e positiva mudança. Observar quanto sono é necessário é importante; quando as pessoas estão deprimidas elas tendem a dormir excessivamente, o que afeta o problema.

O estilo de vida emite vibrações positivas, assim como as cores que o indivíduo veste e que o envolvem; as vibrações de diferentes tipos de músicas; a escolha do programa de televisão; a escolha da companhia; todos estes são fatores importantes e que contribuem para determinar como o indivíduo vai se sentir.

Prestar atenção nas fases d alua, e no ciclo menstrual (especialmente na relação entre os dois) pode ajudar a perceber que a variação do humor é influenciada por forças externas. Uma anotação diária pode ajudar a prever e aceitar as variações cíclicas de humor e a organizar nossas atividades de maneira a otimizar nosso senso de satisfação e bem-estar.

Resumindo, a abordagem Yogi do gerenciamento da depressão é feita do ponto de vista energético. Ao explorar e dominar os vários caminhos que possibilitam alterar o estado energético, através do entendimento de como manipular estas energias de acordo com a vontade, pode-se reduzir os estados de depressão e unir a força de vontade e a perseverança para embarcar na próxima fase – a de examinar e solucionar as causas subentendidas da depressão.

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